∞ Bio


Jane Maciel, São Luís/MA, 1985. 






Desenvolve processos artísticos com a fotografia, pensando-a em convergência com outras linguagens, como a música, vídeo, performance e poesia. 
 
Realizou a exposição individual “AzulPedraMar” em junho de 2015, na Galeria de Artes do SESC-MA (São Luís). Fez uma intervenção em uma praça no Centro Histórico de São Luís com fotografias desta série acompanhadas de poesias e projeções no espaço público da videoarte “Banho de Mar Banho de Sal Grosso”, ações realizadas durante a programação da Aldeia SESC de Artes Guajajara de 2015 (São Luís).

Participou das exposições coletivas “Documentos da Cultura”, na Galeria SESC-MA (São Luís, 2013) e “A cidade de Nauro Machado” (São Luís, 2013). Integrou a equipe do filme de Ramusyo Brasil, “Maranhão 669”(Rio de Janeiro/São Luís, 2013-2014) e fez o registro audiovisual da performance de Áurea Maranhão, "Fissuras do Tempo: de dentro para fora" (São Luís, 2014)
 
Realizou em parceria com Bruno Ferreira as performances “O Ritornelo”, no Happening Arte Sonora Parque Lage (Rio de Janeiro, 2010), e “Cozinha Alquímica”, na abertura da exposição fotográfica Gelatina (Rio de Janeiro, FOTORIO, 2011). 
 
Integrante da banda Ninfas Equatoriais, com Bruno Barata, Ramusyo Brasil e João Simas, tendo produzido em 2015 o álbum “Tudo faz Sentido”, disponível em soundcloud.com/ninfasequatoriais.
 
É professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, mestre e doutoranda em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisadora da área da imagem, estética e cultura visual. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (IF-MA), do Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento da ECO/UFRJ e do Laboratório em Mídias e Métodos Digitais da UFRJ (MediaLab-UFRJ). Possui formação em Artes pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage no RJ.  [ Lattes]

O ritornelo é um blog ∞ arquivo de poéticas.

Nenhum comentário: