sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Walter Benjamin




Três imagens


A fotografia (feita por Gisèle Freund), que queria passar intencionalmente pela pose todo o peso do corpo que não se sustenta, precisando da própria mão para apoiá-lo; o semelhante anjo de Dürer; e uma ilustração do corcundinha, personagem da literatura infantil alemã que passa a sensação de azar e intriga, e pelo qual Benjamin sentia-se (metaforicamente) perseguido.

3 comentários:

cgliberio disse...

ei, tenho a tradução de uma análise desta figura de duhrer pelo Aby Warburg, à luz da influência e do conflito entre o imaginário pagão e o princípio de uma mentalidade antropocentrica na Alemanha de Lutero... a partir do uso da xilogravura e da gravura como instrumentos políticos de embate da época

Jane Maciel disse...

pode crer, quero depois, pouco li sobre o Warburg, mas tenho uma atração de longo tempo por ele. É engraçado que o Benjamin tentou vender o Klee dele para fugir para os EUA e não conseguiu o valor da passagem de navio. Enquanto isso o Warburg que era dono de banco, fretou um navio e levou toda a biblioteca dele para LOndres.

cgliberio disse...

é trágico... mas pelo menos ele levou a biblioteca.... morro de vontade de ir... mas você só entra como pesquisador (tipo, não é aberta à visitação pública)